Ninguém questiona o fato: é importante para uma empresa local inovar constantemente. Já falamos sobre isso aqui. Mas como saber se estamos inovando?
Resumidamente, inovar é responder à pergunta “Como posso fazer isso melhor?” Se essa pergunta está inserida na cultura da equipe, provavelmente deve ter aí alguma semente de inovação germinando. Se essa pergunta não faz parte da cultura da equipe, hum, preste atenção!
Para manter-se desejada pelo cliente, a inovação é o caminho. Aquelas que conseguem inovar, crescem mais, acompanham a tecnologia, as tendências, reduzem seus custos, aumentam a produtividade, melhoram seus processos internos, fortalecem o vínculo com seu cliente e ganham novos clientes. Meu objetivo aqui é inspirar você, plantar uma semente, provocar uma inquietação: “Como posso fazer isso melhor?”
Como pode ser feito?
O tipo de inovação muito comum é a de produto e serviço. Isso pode acontecer de maneira radical - quando há o lançamento de uma novidade, o que normalmente acaba gerando um nicho de mercado - ou de forma mais serena, com produtos e serviços já existentes.
Na prática
A Sislimpa Higiene e Limpeza, uma empresa de Santa Maria com mais de 18 anos de experiência no mercado, conseguiu implementar inovação em sua linha de produtos. Conversei com Fabiano Pozobon, fundador da empresa, que me contou essa história durante um trabalho de assessoria e quero dividir com você para trazer inspiração. Trago aqui parte da nossa conversa:
Como nasceu a ideia?
“A principal ideia da família de produtos com a marca Sislimpa é de dar a oportunidade para que as pessoas possam ter acesso a um produto profissional de higiene e limpeza, mesmo para uso doméstico. Em 2022, durante uma reunião de planejamento estratégico, pensamos em uma ação para fortalecer ainda mais a marca Sislimpa e ampliar a participação de mercado. Nosso objetivo era estar presente em todas as cidades do Rio Grande do Sul. Estávamos atentos às necessidades dos nossos clientes. Fizemos algumas pesquisas para compreender melhor essas necessidades, entender seus desejos. Nessa etapa procuramos falar com nossa equipe de colaboradores, com nossos clientes, com especialistas e as assessorias foram fundamentais nesse processo Fabiano.
Como foi feita a triagem das ideias?
“Organizamos todas as ideias que surgiram na fase anterior, escolhemos aquelas que atendiam aos critérios estabelecidos, e levamos adiante, obedecendo princípios da marca como ativos da fórmula química, cor, fragrância, e principalmente a facilidade de manuseio do produto.”
Como foi feita a testagem?
“Escolhemos um grupo de parceiros que testaram e validaram os novos produtos. Durante o processo de validação, implantamos algumas melhorias de embalagem e também de comunicação, pois descobrimos novos potenciais de uso que até então não tínhamos percebido. Facilitou ainda mais o manuseio do produto e também aumentou seu potencial de uso gerando mais performance e economia.”
Qual o resultado do processo inovação?
“Sem dúvida, são muitos ganhos e descoberta de oportunidades. Oportunidade para nosso cliente fazer uso doméstico de um produto profissional com alto rendimento, alta performance e baixo custo. Oportunidade de melhorar nossa linha de produtos, aumentar nossa presença de mercado, expansão, evolução da equipe, aprendizagem estratégica e relevância do planejamento estratégico para a inovação.”
Tudo muda
A carga de informações é enorme e, por isso, as pessoas mudam, seus desejos mudam, suas necessidades mudam, a complexidade da vida muda, assim, as organizações precisam de um novo “jeito” para manter-se alinhadas com esse consumidor que evolui todos os dias. Isso inclui, novos processos, nova comunicação, talvez até um novo modelo de negócio, o certo é que amanhã será diferente de hoje. Descubra seu novo “jeito”.